terça-feira, 19 de julho de 2016

História das Olimpíadas

Olá pessoal, tudo bem?
Entrando no clima das Olimpíadas, trouxe para vocês a história desse evento.
As Olimpíadas surgiram na Grécia antiga, segundo indícios no ano de 776 a.C. O que não poderia ser explicado pela ciência, era explicado pela tradição mitológica, então assim começa uma grande e mítica história. 
Os gregos costumavam fazer grandes homenagens à seus deuses, principalmente ao maior deles, Zeus, seu filho então, o semi - deus Hércules - filho de Zeus com uma mortal - decidiu homenagear o pai, organizando um festival esportivo na cidade de Olímpia - por isso o nome "Olimpíadas" - então atletas de diversas modalidades se reuniam para poder participar de variadas competições. Os vencedores ganhavam coroas de louros, usadas até hoje. 
Entretanto, os jogos olímpicos trazem muito mais do que história...


Enquanto estava ocorrendo os jogos, era necessário com que todas as guerras e conflitos fossem paradas, tendo assim uma ''trégua'' entre as cidades e com o passar do tempo, nações. Era buscada a paz e harmonia, dada a importância ao corpo saudável e aos esportes.
Com o domínio dos romanos, as olimpíadas foram deixadas de lado, pois o imperador da época pregava o cristianismo, e mantinha repúdio ao culto politeística ( vários deuses ).
Somente por volta de 1896 as Olimpíadas foram retomadas, em Atenas, graças ao francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, que acreditava que o esporte precisava ser praticado e reconhecido internacionalmente.


Fotos e fatos curiosos:


Representação da medalha olímpica de ouro em Londres 1908. 
O lema olímpico, cujo qual é "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Frédy em 1894. Entretanto, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris 1924.


Waldi, foi o primeiro mascote olímpico das olimpíadas de 1972 em Munique


Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade o fogo tinha significado divino, pensava-se que ele tinha sido roubado dos deuses por PrometeusDurante os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram acesso no seu templo e no de sua mulher Hera. A Tocha Olímpica moderna é acessa onde costumava ficar o templo de Hera.
Fonte: www.copacabanarunners.net

 

Vanderlei Cordeiro foi atacado por manifestante ativista durante a maratona, mas voltou à prova e foi bronze. Essa é uma das fotos que marcam a história das Olimpíadas.



A tenista britânica Charlotte Cooper foi a primeira mulher, entre as 22 pioneiras que disputaram os Jogos de Paris, a ganhar uma medalha Olímpica.


Cada arco e cor representa um continente. Este desenho que significa união e confraternização do mundo pelos jogos olímpicos.
Azul: Europa
Preto: África
Vermelho: América
Verde: Oceania
Amarelo: Ásia

Bom, é isso meus amores, espero que tenham gostado e se interessado um pouco mais por essa história. Ao longo dos dias irei postar assuntos referentes a esse evento. Espero que gostem e que possam também participar e levar o espírito olímpico adiante.

Beijos, beijos! 

Um comentário: